Microcamp entrega certificado de curso de informática a jovens carentes do Instituto Paulo Freire

Jovens beneficiados com o projeto da Microcamp

Quarenta e quatro jovens com idade entre 12 e 15 anos, do Instituto Paulo Freire de Ação Social, no Jardim Monte Cristo, em Campinas, vão receber nesta sexta-feira, dia 14, certificado de conclusão do curso de informática que fizeram gratuitamente durante o ano de 2018. Os jovens foram beneficiados pelo projeto social “Informática para Todos” mantido pela Microcamp, por meio do Projeto Meu Brasil. O objetivo do projeto é tornar o ensino da informática acessível a estudantes carentes da periferia da cidade e prepará-los para o mercado de trabalho.

As aulas foram ministradas em laboratório montado no próprio instituto, uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha desde 2007 com crianças e adolescentes com idade de 06 a 14 anos e 11 meses, em diversas oficinas – como música, apoio escolar, cidadania e informática.

Na oficina de informática, os alunos foram iniciados no mundo digital: aprenderam  digitação, como criar e-mail, usar a internet para consultas e estudos, e ainda os módulos do sistema operacional Windows 7 como Word, Excel, Power Point, manutenção preventiva redes sociais e Outlook, que vão prepará-los para o primeiro emprego.   Foram 110 horas de aula e no final cada jovem apresentou um projeto de conclusão do curso.

O curso foi ministrado pelo professor Guilherme de D’Amico, da Microcamp, A empresa também forneceu todo o material didático e o diploma.

O projeto da Microcamp existe desde 1994. Como é itinerante, já foi implantado em duas dezenas de instituições (entre escolas estaduais, entidades assistenciais e ongs de Campinas), trabalhando sempre com a população carente da cidade. Com isso já beneficiou cerca de 10 mil adolescentes e jovens, sem condições de frequentar uma escola particular de informática e que engrossam a fileira dos chamados excluídos digitais.

 

Deixe uma resposta