Se você é daquelas pessoas que estão sempre conectadas e antenadas às novidades, essa página é a sua cara! Aqui reunimos vários conteúdos produzidos especialmente para te ajudar a estar sempre à frente na corrida pela capacitação e pelo conhecimento!

Blog

O que é e-Sports e como está o mercado?

e-sports

O Bilionário mundo dos e-Sports

O que é o e-Sport?
e-Sport

O que é e-Sports?

O termo e-Sports está se tornando cada vez mais conhecido no mercado de games, é uma nova modalidade que surgiu há alguns anos, centralizado em competições de jogos eletrônicos no qual os jogadores são assistidos por uma grande audiência, por meio da TV ou em uma plataforma de stream online. Os jogos podem acontecer em computadores ou videogame, e são disputados online, individualmente ou em equipe.

Quando surgiu?

Campeonato de e-Sports em 1972
Campeonato de e-Sports em 1972

A primeira disputa de e-Sports aconteceu em outubro de 1972, na Califórnia (EUA). O evento foi entre estudantes da Universidade Stanford, com o jogo Spacewear. Anos depois, em 1980, a Atari organizou o campeonato de Space Invaders, um dos primeiros jogos de computador. O campeonato foi um sucesso, reuniu em torno de 10 mil participantes dos Estados Unidos e o ganhador recebeu como prêmio um ano de assinatura da revista Rolling Stone. A Atari foi a responsável pela primeira grande competição de videogame, que ficou marcada em toda a história.

Com o avanço da tecnologia, o cenário apenas evoluiu. O e-Sports ganhou espaço e as empresas desenvolvedoras de games investiram em campeonatos de games e profissionais. 

Mercado atual de e-Sports

Mercado de e-Sports no Mundo
Mercado de e-Sport no Mundo

Os e-Sports já passaram da fase de ser apenas atração de pessoas que gostam de jogos, atualmente é um segmento que possui investimentos e retornos, pois está atraindo muitos patrocinadores e novas equipes de gamers. Segundo o Global Esports Market Report, do público que acompanha futebol, 24% possuem entre 10 e 20 anos. Quando o assunto é torneio de e-Sport o número tem grande aumento, o percentual é de 43%.

O mercado já movimenta mais de US$ 150 bilhões por ano, segundo a pesquisa realizada pela consultoria Newzoo.

Dicas para se tornar um profissional na área

Profissional de e-Sport
Profissional de e-Sport
  • Domine a língua inglesa – Ter conhecimento e saber falar Inglês é essencial para quem deseja ingressar nessa área e participar de campeonatos internacionais;
  • Escolha um jogo para se especializar – Selecione um jogo que mais tem afinidade e que goste, pratique e analise. Torne-se um especialista para aumentar suas chances. Se possível, faça um curso de games para ter ainda mais conhecimento;
  • Treine com frequência – O que traz a sua evolução é a prática, por isso, pratique com frequência para adquirir mais técnica no jogo. Inicialmente jogue com pessoas do mesmo nível que você, depois suba o nível;
  • Procure oportunidades de entrar em um time de e-Sports – Após praticar muito e adquirir bastante experiência/conhecimento, vá em busca de seleções para fazer parte de um time de e-Sports.

Maiores times de e-Sports no Brasil

CBLOL 2021
CBLOL 2021

Criamos uma lista com nomes de principais times de e-Sports no Brasil, confira abaixo:

via GIPHY

  • Flamengo eSports – Fundado em 2017, foi vencedor do Campeonato Brasileiro de League Of Legends (CBLoL) em 2019;
  • Kabum eSports – Foi fundado em 2013, disputa campeonatos de CS:GO e LoL. No League Of Legends, a equipe conquistou quatro títulos no campeonato brasileiro da categoria.
  • RED Canids: Time fundado em 2015, para competir em League of Legends.

O público gamer é muito engajado, então, o mercado de e-Sports só cresce e a audiência nas redes e sites também.

Se você quer entrar para o mercado de e-Sports mas não sabe como começar, conheça nossa plataforma de cursos online e aprenda mais sobre Games!

E não esqueça de contar pra gente nos comentários qual o seu jogo de e-Sport preferido!

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial