Quase 77% da população relata medo de falar em público. Esse sentimento impacta as pessoas, por exemplo, em alguns casos aversão por se expor, gera até fobia social.
É comum sabermos se esse medo te paralisa, ou simplesmente é só vergonha mesmo e falta de preparo.
Quando o medo paralisa, você cria situações de pânico e o seu corpo indica . Esse é um caso de procurar ajuda; no entanto, caso seja timidez ou vergonha, temos dicas que vão te ajudar a te preparar!
1. Crie um roteiro
Faça uma pesquisa prévia do assunto, estude, anote, crie links com essas informações. Domine o assunto, mas entenda que não sabemos tudo, esteja pronto e deixe livre para que entendam isso.
Leia muito, como resultado isso ajudará no seu vocabulário!
2. Assista palestras, filmes e vídeos
Assim será mais fácil compreender postura, entonação de voz e outras presenças de palco e modo de apresentação.
Buscar aulas de teatro, lúdicas e oratória podem ajudar muito!
3. Entonação de voz
A entonação de voz torna seu assunto mais interessante ou dispersa os que vão assistir. Por isso pense em formas de prender a atenção do seu público.
Fale com calma, não tente atropelar as frases, pois as pessoas podem não entender e causar um certo desconforto.
4. Acalme seu corpo
É importante controlar a respiração e ter pensamentos positivos. Além disso, motivação e autoestima são importantes, confie em você.
Relaxe e crie seu próprio ritual antes de cada apresentação.
E lembre-se: não existe discurso perfeito, sentir-se nervoso é normal, mas a medida que você cria vínculo com as pessoas que estão participando, torna-se mais leve a apresentação.
Sabemos que todo processo há dificuldades, no entanto, encare como forma de crescimento para suas próximas apresentações.
Gostou do conteúdo? Escute nosso MCCast sobre vergonha, você vai gostar!