Campanha Setembro Amarelo: Viva a vida!

Setembro Amarelo

O 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e o mês foi escolhido para representar a causa. Da mesma forma, a cor amarela foi escolhida por representar o sentido de atenção perante a causa.

ÍNDICE:

Campanha

A campanha Setembro Amarelo existe pois muitos tabus envolvem o suicídio, justamente por ser um assunto pouco discutido na sociedade. Além disso, essa situação cria margem para invenções e interpretações erradas das causas e sintomas.

Não há como alguém buscar ajuda, ou por exemplo ajudar, sem saber o que determinada pessoa passa em um momento de predisposição ao suicídio. Por isso a campanha vem para ajudar a identificar os sinais, conhecer a melhor abordagem e conscientizar a todos que muitas pessoas podem estar passando pela mesma coisa e podem procurar ajuda.

Setembro Amarelo – Microcamp

Como forma de demonstrar nosso apoio à campanha de prevenção ao suicídio, nossa equipe se vestiu de amarelo.
Demos uma pausa nas atividades para celebrar a vida, pois é nosso bem mais precioso.
Assim, simbolicamente, e com alegria e respeito, nos engajamos na campanha Setembro Amarelo.

Como resultado da campanha, confira algumas fotos:

Confira o vídeo com fotos da Campanha clicando aqui.

Principais Vítimas

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos e essa é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos.

As principais causas estão relacionadas a distúrbios mentais, alimentares, depressão ou momentos de crise e estresse. Fatores como abuso, violência e perdas, também estão relacionadas, além disso, as taxas também são altas em grupos que sofrem preconceito como refugiados, migrantes ou LGBT+.

A boa notícia é que os suicídios são evitáveis, portanto, é necessário falar sobre, derrubar tabus e mitos, tornar de conhecimento público que existem sintomas, tratamento e treinamentos para ajudar pessoas com predisposição de tirarem a própria vida.

A campanha Setembro Amarelo foi criada pelo CVV, Centro de Valorização da Vida, que foi fundado em 1962. O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica e presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio.

Através de chat, telefone (188), e-mail ou postos de atendimento, existem voluntários treinados para atender, sob sigilo e anonimato, qualquer pessoa que precise de ajuda, ou apenas queira conversar e desabafar.

A Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®., com um  material completo sobre o assunto, que está disponível aqui

 Fontes: Progic, CVV , ABP e CFM

Autora: Vilma de Barros Mattos

 

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial