POLÍTICA DE PRIVACIDADE
A Microcamp tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site, unidades físicas. Para que entendam melhor quais informações coletamos e como as utilizamos, armazenamos ou excluímos, detalhamos a seguir nossa Política de Privacidade.
Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que possamos lhe identificar e personalizar seu atendimento, bem como acompanhar a evolução no curso escolhido.
A fim de facilitar o entendimento da nossa Política de Privacidade, apresentamos um resumo:
Agente de tratamento dos dados: Microcamp;
Papel da Microcamp no tratamento dos dados: Predominantemente controlador;
Tipo de informações pessoais coletadas: A Microcamp coleta as informações que o Cliente fornece quando se cadastra e/ou cria uma conta, em nosso site e/ou quando faz uma compra ou contrato um de nossos serviços;
Com que finalidade utilizamos seus dados pessoais?
- Para mantê-lo informado sobre nossos cursos, promoções e novidades sobre o universo Microcamp;
- Para coordenar com parceiros a entrega ou disponibilização de serviços;
- Para enviar comunicações sobre serviços e proporcionar uma melhor experiência ao Cliente, fazendo com que a Microcamp seja ainda mais relevante em seu dia a dia;
SEUS DIREITOS
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) dá ao Cliente o direito de solicitar a Microcamp, a qualquer momento, mediante requisição formal, informações referentes aos dados tratados.
Para que a Política de Privacidade seja bem compreendida, é fundamental esclarecer alguns conceitos importantes:
Cliente – toda pessoa física que adquire produtos ou serviços nas unidades físicas e/ou site;
Dados pessoais – qualquer informação relacionada a uma pessoa que a identifique ou que, usada em combinação com outras informações tratadas, identifique um indivíduo. Ainda, qualquer informação por meio da qual seja possível identificar uma pessoa ou entrar em contato com ela;
Tratamento de dados pessoais – considera-se tratamento de dado pessoal a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, comunicação, transferência, difusão ou extração de dados de pessoas físicas;
Titular dados – qualquer pessoa física que tenha seus dados pessoais tratados pela Microcamp;
Finalidade – o que queremos alcançar com o tratamento de dados pessoais;
Necessidade – o tratamento de dados pessoais deve se limitar ao mínimo necessário para o propósito almejado. Ou seja, deve ser pertinente, proporcional e não excessivo;
Consentimento – autorização clara e objetiva que o titular dá para tratamento de seus dados pessoais com finalidade previamente estipulada. Após dar o consentimento, você pode revogá-lo a qualquer momento. A revogação não cancela os processamentos realizados previamente;
A Microcamp, e os projetos Meu Brasil e Questão de Atitude, fazem parte integrante da Microcamp.
1. A quem essa política de privacidade se aplica?
Aplica-se a todos os clientes da Microcamp, incluindo site, aplicativo e unidades físicas, que de alguma forma tenham os dados pessoais tratados por nós.
2. Que tipo de informações pessoais coletamos e utilizamos?
A Microcamp coleta e armazena os seguintes tipos de informações:
Informações que você nos fornece: a Microcamp coleta informações do Cliente de diversas formas: quando você fornece seu CPF para emissão da nota fiscal ou emissão do contrato de prestação de serviços; adquire um dos serviços oferecidos pelas unidades físicas, site ou aplicativo; cria uma conta e fornece dados no site da Microcamp, nas landing pages de promoções e quando interage com o Serviço de Atendimento ao Consumidor; quando participa de pesquisas ou promoções de marketing etc. Dentre as informações que podem ser solicitadas estão: nome completo, e-mail, CPF, data de nascimento, gênero, endereço, números de telefone e número do cartão de crédito.
Informações coletadas automaticamente pela Microcamp: coletamos e armazenamos determinadas informações sempre que o Cliente interage conosco. Por exemplo, utilizamos cookies e obtemos informações quando seu navegador acessa o nosso site; quando você clica em anúncios, e-mails de parceiros e outros conteúdos fornecidos por nós em outros sites.
Informações coletadas de outras fontes: fontes públicas (por exemplo, dados demográficos); agências ou órgãos de crédito (por exemplo, relatórios de crédito/cheques); provedores de dados (por exemplo, dados demográficos relacionados a anúncios publicitários on-line e com base nos interesses do Cliente).
3. Por que solicitamos seus dados pessoais?
Os dados são necessários para: Entregar os produtos adquiridos ou o serviço contratado; Otimizar sua interação conosco; Garantir a segurança do site, e dos dados que processa; Informar o Cliente sobre as ofertas e divulgar os nossos serviços; Cumprir obrigações legais; Fins administrativos e de gestão.
O fornecimento dos dados permite: Entregar os produtos ou serviços adquiridos; Realizar o processo de troca ou devolução de produtos, dentro do prazo estabelecido pelo CDC (Código de Defesa do Consumidor); Enviar atualizações sobre o status do pedido e comunicações de serviços; Coordenar com parceiros a entrega ou disponibilização de serviços; Prestar serviços adequados às necessidades do Cliente; Melhorar a experiência de compra dos clientes e na prestação de serviços; Fazer análises e pesquisas de mercado; Manter o Cliente informado sobre os produtos e serviços que oferecemos; Executar publicidade online direcionada; Prevenir, detectar e investigar atividades que estejam em desacordo com o nosso Código de Conduta ou que sejam proibidas ou ilegais; Melhorar nosso website, produtos e serviços.
A Microcamp utiliza bases legais, que podem variar de acordo com a finalidade da coleta, para tratar os dados pessoais dos clientes. O prazo de armazenamento pode mudar conforme a base legal aplicável a cada situação e a finalidade.
3.1 Serviços de marketing
Os serviços de marketing são oferecidos por meio de comunicações gratuitas sobre ofertas, serviços e produtos dirigidas ao Cliente, relacionadas ao seu perfil no site e a compras que fez. Esse serviço abrange e-mails, SMS e WhatsApp. Vale ressaltar que o Cliente pode cancelar o serviço, a qualquer momento, enviando um e-mail para marketing@microcamp.com.br.
4. Com quem compartilhamos seus dados?
As informações coletadas somente serão compartilhadas quando forem necessárias: (i) para prestação adequada dos serviços objeto de suas atividades com empresas parceiras; (ii) proteção em caso de conflito; (iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente; (iv) com empresas provedoras de infraestrutura tecnológica e operacional, como empresas intermediadoras de pagamento e provedoras de serviço de armazenamento de informações.
5. Transferência internacional de dados
Como a internet é um ambiente global, determinados serviços oferecidos pela Microcamp podem demandar a transferência dos seus dados para outros países.
6. Transferência internacional de dados
Como a internet é um ambiente global, determinados serviços oferecidos pela Microcamp podem demandar a transferência dos seus dados para outros países.
Nesses casos, os dados são tratados de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e demais legislações de proteção. Tomamos medidas de segurança de acordo com nossas políticas e adotamos cláusulas padrão nos contratos com fornecedores e prestadores de serviço.
Ao navegar em nosso site, aplicativo, comprar em nossas lojas físicas e/ou se comunicar conosco, você concorda com o tratamento de suas informações, inclusive a transferência internacional de dados, quando necessário. Adotamos medidas para garantir que quaisquer informações coletadas sejam tratadas com segurança, conforme os padrões de proteção de dados e de acordo com esta Política de Privacidade.
7. Da indicação de contatos pelas plataformas eletrônicas
As plataformas eletrônicas da Microcamp, em especial o App Microcamp On SmartAluno, disponível no Google Play Store e App Store, permitem que usuários cadastrados indiquem contatos da sua lista de contatos para que estes recebam vantagens, como prêmios, aulas gratuitas ou descontos em cursos.
Os dados de terceiros informados pelos usuários cadastrados são apenas os essenciais para que o contato indicado seja contatado para recebimento de sua vantagem, ou seja, apenas são cadastrados nome e número de telefone do contato indicado. A Microcamp somente trata os dados pessoais de amigos indicados após o consentimento de seu titular quanto ao contato. Não havendo consentimento do titular, os dados indicados são imediatamente excluídos das plataformas.
8. Por quanto tempo armazenamos informações pessoais?
Armazenamos as informações dos Clientes de acordo com as normas de prescrição do Direito brasileiro.
9. Quais são os direitos do titular de dados?
A partir do início da vigência da LGPD, o titular dos dados pessoais terá o direito de obter da Microcamp, a qualquer momento, mediante requisição formal, informações referentes aos seus dados.
A Microcamp terá 15 dias para responder às solicitações dos titulares. Os pedidos serão analisados conforme previsto em legislação vigente e, por questões legais, algumas solicitações podem não ser atendidas.
Os titulares dos dados, segundo o texto da LGPD, podem exercer os seus direitos por meio de:
- Confirmação da existência de tratamento;
- Acesso aos dados;
- Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
- Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto nesta Lei;
- Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial;
- Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular;
- Informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados;
- Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa;
- Revogação do consentimento;
10. Como exercer seus direitos?
Você pode exercer seus direitos acessando ou encaminhando e-mail contato@microcamp.com.br, disponível no site www.microcamp.com.br. Além disso, pode entrar em contato pelo e-mail contato@microcamp.com.br.
11. Crianças podem comprar na Microcamp?
A Microcamp vende produtos para maiores de 14 anos, mas devem ser comprados por adultos. Se você tem menos de 18 anos, precisará fazer a compra junto com um de seus pais ou responsável.
12. Cookies e tecnologias semelhantes.
Cookies são pequenos arquivos de dados que são colocados no seu computador ou em outros dispositivos (como ‘smartphones’ ou ‘tablets’) enquanto você navega no site.
Utilizamos cookies, pixels e outras tecnologias (coletivamente, “cookies”) para reconhecer seu navegador ou dispositivo, aprender mais sobre seus interesses, fornecer recursos e serviços essenciais e também para: realização de pesquisas e diagnósticos para melhorar o conteúdo, produtos e serviços; impedir atividades fraudulentas; melhorar a segurança.
Se você bloquear ou rejeitar nossos cookies, não poderá ter acesso personalizado as nossas ações de marketing.
Clique em ‘Ajuda’, nas configurações do seu navegador, para saber como impedi-lo de aceitar cookies e para ser notificado quando receber novos; para ver quando eles expiram e para desativá-los. Nos links abaixo você encontra mais detalhes sobre como desativar os cookies dos navegadores mais populares:
13. Como você pode manter suas informações pessoais seguras?
A Microcamp utiliza os melhores protocolos de segurança para preservar a privacidade dos dados dos Clientes, mas também recomenda medidas de proteção individual.
Não solicitamos dados pessoais por telefone, WhatsApp, SMS ou e-mail. Em nenhuma hipótese eles devem ser fornecidos, pois pode ser uma tentativa de uso indevido.
Para mais informações, você pode consultar nosso Guia de segurança.
14. Outras informações importantes sobre proteção de dados
Se alguma mudança for feita em nossa Política de Privacidade, você receberá um e-mail.
15. Como entrar em contato com o encarredo da proteção de dados da Microcamp?
O encarregado da proteção de dados é o responsável escolhido pela Microcamp para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), quando ela for formalizada. Qualquer dúvida poderá ser encaminhada para o e-mail contato@microcamp.com.br.
15. Legislação e foro
Esta política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro de domicílio do Cliente para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.
16. Última atualização e versões anteriores
Última atualização: 20 de setembro de 2023.